AGENDA CULTURAL

Cristina Guimarães canta Luiz Melodia em show no Espaço Parlapatões

A cantora Cristina Guimarães apresenta show de lançamento do álbum Presente & Cotidiano no Espaço Parlapatões. Álbum traz canções consagradas e outras preciosidades de Luiz Melodia.
 
Mais que uma homenagem, o espetáculo é um reencontro com as emoções que a música de Luiz Melodia (1951-2017) despertou e continua a despertar, agora reimaginadas pela voz singular de Cristina, em arranjos primorosos de André Bedurê.

Cantora notada pela originalidade nas interpretações e releituras, Cristina Guimarães apresenta-se acompanhada pelos músicos que também tocam no álbum: André Bedurê (baixo, violão, vocal e direção musical), Rovilson Pascoal (guitarra, violão e cavaquinho) e Gustavo Souza (bateria e percussão). O show tem ainda participação especial do cantor, compositor e poeta Evandro Camperom e do violoncelista Jonas Moncaio.
.
Com um EP e quatros singles lançados, a cantora paulistana lançou Presente & Cotidiano plataformas de música, em março de 2025. Não se trata de um trabalho óbvio, não é uma compilação dos clássicos ou de sucessos da carreira de Luiz Melodia. À exceção de “Magrelinha” e “Estácio, Eu e Você”, o repertório traz preciosidades como “Retrato do Artista Quando Coisa”, “Começar pelo Recomeço”, “Giros de Sonho” (gravada em duo com Zeca Baleiro), “Dias de Esperança” e “Feras que Virão” (gravada ao lado de Cida Moreira), além das não tão populares “Um Toque”, “O Sangue Não Nega” e a faixa que dá nome ao álbum “Presente Cotidiano”.

Declaradamente uma apaixonada pela obra de Luiz Melodia, Cristina Guimarães revela que vinha amadurecendo este projeto há muito tempo. “Este é realmente um sonho realizado, o de poder gravar um álbum que transite pelas ondas e nuances da música e da poesia de Luiz Melodia. O resultado muito me agrada, pois abraça tanto a cantora quanto o autor de forma delicada e intensa”. A paixão pelo compositor também acomete o produtor/arranjador, cuja trajetória musical cruzou com o artista em vários shows e discos que produziu. Sobre o trabalho ao lado da intérprete, André Bedurê não esconde sua admiração. “Cristina é surpreendente. Uma aparente ingenuidade, a princípio, traduziu-se em muita personalidade na construção do trabalho. Gosto muito do seu jeito de interpretar, ela tem um suingue especial na divisão rítmica da melodia que me encanta”, declara.
.
Serviço | Show
Show: Cristina Guimarães
Lançamento do álbum: Presente & Cotidiano
Dia 29 de maio de 2025 – Quinta, às 20h30
Ingressos: R$ 50,00
Vendas online – clique aqui.
Duração: 80 min. Classificação: Livre. Capacidade: 96 lugares.
Espaço Parlapatões
Praça Roosevelt, 158 – Consolação. São Paulo/SP. CEP 01303-020
Telefone: (11) 3258-4449. Nas redes:- @parlapatoes.
Mais informações: @cristinahguimaraes

Leia também

Sobre Cristina Guimarães
Cristina, que é filha de pianista, descobriu o amor pelo canto na juventude. Estudou canto; formou-se em Psicologia na Universidade São Francisco, em Itatiba, SP; cursou Psicanálise na Escola de Psicanálise de Campinas e segue em formação no Instituto Vox de Pesquisa em Psicanálise, em São Paulo, onde mantém trabalho em consultório. Paralelamente, seguiu cantando. Em Campinas, foi a voz de grupos que se apresentavam na cidade, atuando ao lado de instrumentista como o pianista Bebeto von Buettner, o baterista Ramo Montagner e, no Trio Azeviche, com o guitarrista Bruno Mangueira e o baixista Marcos Souza, entre outros.

Em 2019, a pianista e cantora Cida Moreira, com quem fazia aulas de canto, incentivou-a assumir definitivamente sua relação com a música. Foi quando decidiu investir em um trabalho próprio de intérprete. Lançou o EP Em Canto, em 2023, um trabalho de voz e piano formado por composições que a apresentam como uma intérprete de timbre aveludado, que imprime sua identidade à música popular brasileira. Em Canto é formado por “Caso Você Case” (Vital Farias), “Nunca” (Lupicínio Rodrigues), “Dindi” (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira) e “Tempo Velho” (Douglas Germano), sendo as duas últimas lançadas também em formato single.
.
Na sequência apresentou em São Paulo o show Presente & Cotidiano, formado por canções der Luiz Melodia, uma paixão declarada da artista, ao lado dos músicos André Bedurê (direção musical, violão e baixo), Gustavo Souza (bateria) e Rovilson Pascoal (guitarra). Esse trabalho de releituras, pautado pela originalidade, resultou no álbum Presente & Cotidiano, lançado em março de 2025. Duas canções do mesmo – “Feras que Virão” e “Giros de Sonho” – foram também lançadas em single, em 2024, com participação de Cida Moreira e Zeca Baleiro, respectivamente. Atualmente, Cristina Guimarães se dedica ao Curso Profissionalizante de Voz de Francesca della Monica, referência internacional em metodologia de estudos vocais da atualidade.
——————–
Assessoria de imprensa: Eliane Verbena/ Verbana Comunicação

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Instituto Capobianco recebe ‘Máquinas do Mundo’

"Máquinas do Mundo" é uma obra híbrida composta por multilinguagens, que reúne narrativa, artes visuais, ação…

7 horas ago

Casaurora | Espetáculo ‘Uma Casa de Boneca’ estreia em casa no Sumaré

Idealizado por Livia Camargo e Paula Avilés, o espetáculo 'Uma Casa de Boneca' tem direção…

8 horas ago

Espetáculo ‘Closer’ estreia no Teatro Vivo, com José Loreto no elenco

Tokio Marine apresenta Closer - Os impasses do amor moderno em nova montagem do espetáculo…

8 horas ago

Espetáculo ‘Onde Vivem os Bárbaros’ faz apresentações gratuitas no Teatro Arthur Azevedo

Com direção de Wallyson Mota e dramaturgia de Pablo Manzi, espetáculo cria uma reflexão sobre…

9 horas ago

Espetáculo O papel de parede amarelo e EU,  em nova temporada Teatro FAAP

Com sucesso de público e sessões esgotadas, Gabriela Duarte engata nova temporada no Teatro FAAP.…

9 horas ago

2ª edição do Acervo em Perspectiva apresenta diálogo entre Eustáquio Neves e Zimar no Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado…

10 horas ago
OSZAR »